Prestação de contas e previsão orçamentária do SINDMETAL-PE é aprovada por unanimidade em Assembleia

Com a participação do trabalhador, o Sindicato dos Metalúrgicos de Pernambuco (SINDMETAL-PE) realizou a sua primeira Assembleia para Prestação de Contas de Previsão Orçamentária para o Exercício 2017. A reunião aconteceu neste sábado (12), na sede do sindicato, localizada no bairro da Boa Vista, no Recife.

As contas analisadas correspondem ao período de agosto a dezembro de 2014, e de janeiro a dezembro de 2015, conforme edital publicado no jornal Folha de Pernambuco, na edição do dia 02 de novembro de 2016. O secretário geral, Edson Araújo, fez a abertura da assembleia em segunda chamada, às 9h50, com um bom número de trabalhadores.

Durante a reunião, foram apresentados todos os investimentos e melhorias feitos ao longo da gestão. O presidente do SINDMETAL-PE, Henrique Gomes, destacou as ações realizadas. “Quando fomos disputar a eleição, apresentamos uma carta programa com o encaminhamento de vários projetos, que nunca nenhuma gestão tinha feito nesse sindicato. Uma delas é a prestação de contas para mostrar a nossa transparência e formalizar o que a nossa gestão teve de custos, buscando trazer a melhoria de vida para o trabalhador. Entre os benefícios que trouxemos estão: uma clínica para tratar da saúde do trabalhador; contratamos uma gestora para organizar o trabalho interno do sindicato; também contratamos um contador e fizemos uma auditoria para mostrar onde o dinheiro está sendo aplicado; trouxemos mais advogados trabalhistas e previdenciário para cuidar das causas jurídicas do trabalhador. Os advogados estão entrando com ações coletivas de insalubridade e periculosidade em favor da categoria e nunca foi visto antes tantas reintegrações de trabalhadores lesionados nas fábricas. Inauguramos ainda as sub sedes, em Goiana e em Caruaru, e pretendemos inaugurar outras em demais localidades; e investimos na formação política da diretoria. Hoje é um dia muito importante, pois traz o símbolo da nossa gestão com os trabalhadores, que é a transparência”, explicou o presidente.

O secretário de finanças, José Cavalcanti, comentou sobre a relevância da assembleia. “A participação do trabalhador é essencial para que ele saiba para onde está indo o dinheiro que é arrecadado mensal e anualmente. Além disso, é importante para que ele possa opinar se concorda ou não com o que está sendo definido. Também queremos deixar claro, que o desconto do salário dos trabalhadores e as finanças do sindicato são aplicadas em confecção de jornais, de carros, combustível, tudo que faz com que o sindicato chegue até ele para lutar pelos seus direitos”, afirmou Cavalcanti.

Abinadabe Santos de Lima é trabalhador da empresa Estaleiro Vard Promar e associado do Sindicato. Ele acompanhou a realização da assembleia e opinou sobre a realização do evento. “Para mim é de suma importância o sindicato fazer essa prestação de contas para mostrar a responsabilidade com a contribuição do trabalhador. Também entendo que a nossa participação pode ajudar no sucesso deste movimento sindical e que o dinheiro investido por nós possa retornar em forma de melhorias para o trabalhador”, comentou Abinadabe.

As contas apresentadas referentes ao período de agosto a dezembro de 2014, e de janeiro a dezembro de 2015, foram aprovadas por unanimidade pelos trabalhadores. A previsão orçamentária para o ano de 2017 também foi analisada e aceita pelos presentes.