20 de Novembro Dia da Consciência Negra

Nesta quarta-feira pela manhã (20/11), O Coletivo de Igualdade Racial do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Pernambuco- Sindmetal-PE, esteve presente na Estação Central Recife, para a entrega do Boletim Informativo sobre o Dia da Consciência Negra, comemorado hoje. 
A data, incluída em 2003 no calendário nacional, refere-se à morte de Zumbi dos Palmares, o último líder do maior dos quilombos do período colonial, o Quilombo dos Palmares.
Comemorada há mais de 30 anos por ativistas do movimento negro, a data foi oficializada pela Lei 12.519 de 2011. A importância da data está no reconhecimento dos descendentes africanos na constituição e na construção da sociedade brasileira. Os principais temas que podem ser abordados nessa data são o racismo, a discriminação, a igualdade social, a inclusão do negro na sociedade, a religião e cultura afro-brasileiras, dentre outros.
Participaram junto com o Sindmetal-PE, jovens lideranças políticas do Movimento Estudantil e integrantes do movimento LGBTQI (Lésbicas, Gays, Bi, Trans, Queer/Questionando, Intersexo), João Paulo do Conselho Municipal de Juventude de Jaboatão dos Guararapes e Fred Ramon, presidente da União da Juventude Socialista também de Jaboatão. Todos firmes na luta e resistência para chamar a atenção da população e dizer não ao racismo.
O Sindmetal-PE apoia a luta contra o racismo, pois vidas negras importam.
 
Nossa pretensão é de uma sociedade não racial. Não é uma questão de raça; é uma questão de ideias.” (Nelson Mandela)
   
       
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

um × 4 =

Seja bem vindo ao SINDMETAL-PE

WhatsApp