Nota de repúdio aos atos de racismo ao jogador Vinicius Jr.

Foto: Twitter/Real Madrid

A Secretaria de Igualdade Racial do Sindicato dos Metalúrgicos de Pernambuco (Sindmetal-PE) vem a público manifestar seu repúdio aos atos racistas direcionados ao jogador Vinicius Junior.

É com indignação e profunda tristeza que testemunhamos mais um episódio de racismo no mundo do futebol, dessa vez envolvendo um talentoso atleta brasileiro. Vinicius Junior, um jovem jogador que tem se destacado no cenário internacional, foi alvo de insultos e discriminação racial durante uma partida, demonstrando a persistência de uma problemática que deveria ter sido superada há muito tempo.

O racismo é uma chaga que ainda assola nossa sociedade, mesmo diante dos avanços conquistados na luta pela igualdade racial. É inadmissível que, em pleno século XXI, ainda se perpetue a intolerância e o desrespeito baseados na cor da pele de uma pessoa. O futebol, que deveria ser um ambiente de celebração da diversidade e união, infelizmente, tem sido palco frequente dessas manifestações repugnantes.

Repudiamos veementemente qualquer forma de discriminação racial, seja ela no campo esportivo, no trabalho, na escola, ou em qualquer outro âmbito da sociedade. O racismo não tem espaço em uma sociedade justa e igualitária, e é responsabilidade de todos combater essa prática odiosa.

Exigimos das autoridades competentes a apuração rigorosa dos fatos ocorridos, bem como a aplicação das medidas legais cabíveis aos agressores envolvidos. É necessário que se estabeleçam precedentes firmes, demonstrando que o racismo não será tolerado e que aqueles que o praticam serão responsabilizados por suas ações.

Manifestamos nosso apoio e solidariedade ao jogador Vinicius Junior, bem como a todos os atletas que enfrentam cotidianamente o racismo e a discriminação racial. Reforçamos nosso compromisso em continuar lutando por uma sociedade mais justa, igualitária e livre de preconceitos, onde todos possam exercer seu talento e potencial plenamente, independentemente de sua origem étnica.

Racismo não é opinião, é crime! Chega de tolerância com a intolerância!

Secretaria de Igualdade Racial do Sindicato dos Metalúrgicos de Pernambuco (Sindmetal-PE).