MTE – Ministério do Trabalho formaliza proposta para acabar com impasse de PLR entre SINDMETAL-PE x EMPRESA GRI.

Recife, 25 de maio de 2023 – Após uma extensa jornada de negociações, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) formalizou uma proposta para resolver o impasse em relação ao Programa de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) entre o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Pernambuco (SINDMETAL-PE) e a empresa GRI.

A mediação ocorreu durante toda a quinta-feira, iniciando às 11h da manhã e encerrando-se às 16h. O representante do MTE apresentou a proposta que será levada para apreciação tanto do SINDMETAL-PE quanto da GRI, e posteriormente será submetida aos trabalhadores e trabalhadoras em uma assembleia com votos secretos, abrangendo os quatro turnos, a partir do primeiro turno do dia 26 de maio de 2023.

A proposta do MTE em relação ao PLR é a seguinte:

Aumento de aproximadamente 20% no valor do PLR, passando de R$ 5.200,00 para R$ 6.200,00.

Adiantamento de aproximadamente 65% do valor total do PLR, o que equivale a R$ 4.000,00, com pagamento previsto para o dia 31 de maio de 2023.

Renovação do horário de trabalho no formato 3×3, que consiste em três dias de trabalho seguidos por três dias de descanso.

Essa proposta visa chegar a um consenso entre o SINDMETAL-PE e a GRI, buscando atender aos interesses de ambas as partes envolvidas no impasse. Agora, cabe aos representantes sindicais e à empresa levar a proposta aos trabalhadores e trabalhadoras para que eles possam decidir em assembleia, utilizando votos secretos para garantir a livre expressão de cada indivíduo.

A questão do PLR é de grande importância para os trabalhadores, pois representa uma participação nos lucros e resultados da empresa, que reflete diretamente em sua remuneração. Por isso, a assembleia é fundamental para que todos tenham a oportunidade de expressar suas opiniões e votar de acordo com seus interesses.

Os desdobramentos dessa negociação serão acompanhados de perto pela comunidade trabalhista e pelos envolvidos nesse processo. A expectativa é que essa proposta do MTE possa solucionar o impasse entre o SINDMETAL-PE e a GRI, garantindo um acordo justo e satisfatório para todas as partes envolvidas.

Como diz o lema do movimento sindical, “Só a Luta Constrói”, e é através do diálogo e da busca por soluções conjuntas que é possível avançar na defesa dos direitos trabalhistas e no fortalecimento das relações laborais.