Trabalhadores da empresa ITAESBRAS, situada em Igarassu, aprovam acordo após oito meses de espera

,

Após oito meses de negociações, os trabalhadores e trabalhadoras da empresa ITAESBRAS, localizada em Igarassu, tiveram suas reivindicações atendidas e aprovaram um acordo com a diretoria do SINDMETAL-PE.

A principal dificuldade da negociação foi a aplicação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) na íntegra, com data base em setembro. No entanto, os trabalhadores conseguiram importantes ganhos, tais como um abono de R$ 1.550,00, a ser pago em 28 de abril de 2023, e um reajuste salarial de 9%, que já foi pago em setembro do mesmo ano.

Além disso, os trabalhadores conquistaram outras melhorias, tais como um aumento no valor do salário do menor aprendiz, que passou a ser de R$ 775,00, a homologação no sindicato, um delegado sindical e o aumento do adicional noturno, que passou de 30% para 40% com a Súmula 60. As horas extras também foram beneficiadas, com um aumento de 50% para 60%.

Para os trabalhadores, a conquista dos direitos foi resultado da luta e união da classe trabalhadora. Como diz o velho ditado: “Só a luta constrói”.