Patrões ignoram proposta dos metalúrgicos e oferecem uma contraproposta abaixo da realidade

E aí metalúrgicos (as) vão ficar de braços cruzados, e aceitar o que o patronal está oferecendo?

Na contraproposta encaminhada ao Sindmetal-PE, os patrões mais uma vez querem mexer em garantias históricas, e também oferecem um reajuste abaixo da inflação. Vamos em busca de propostas coerentes de acordo com a alta produção que estamos vendo nas fábricas.
Não vamos baixar a cabeça para patronal, vamos seguir nas mobilizações e na luta para que juntos possamos avançar de forma positiva nas negociações. Só a união e a participação de todos os trabalhadores, vai garantir a força e a pressão necessária, para avançarmos na luta e na conquista de um reajuste digno.

CHEGOU A HORA DE LUTAR!

Veja a resposta dos patrões, subestimando nossa proposta e propondo a retirada de alguns direitos conquistados com muita luta e suor dos trabalhadores.

• REAJUSTE SALARIAL: Patronal oferece reajuste abaixo da inflação, e não leva em conta as percas salariais dos trabalhadores. Não podemos baixar a cabeça.
  • REFEITÓRIO: patrões não aceitam fornecer o lanche pela manhã, para empresa com até 50 trabalhadores.
  • VALE TRANSPORTE: Patronal não aceita desconto de 2,5% para todos os empregados e quer manter a mesma redação da convenção coletiva de 2021.
  • ASSISTÊNCIA MÉDICA: Patronal não aceita fornecer assistência médica e odontológica para empresas com até 100 empregados, e quer cancelar plano de saúde dos trabalhadores afastados há mais de 60 dias, caso aja atrasos no deposito da coparticipação.
  • CRECHE / LATA DE LEITE: Empresa não aceita que os benefícios desta cláusula se estendam aos trabalhadores (as) (PAI ou MÃE) adotantes de crianças de até 6 meses, onde terão direito a 10 latas de leite de 400g por mês, próprio para o recém-nascido, e quer manter a mesma redação do ano passado.
  • HOMOLOGAÇÃO: Patronal quer tirar a obrigatoriedade de realizar homologação do sócio e não sócio no sindicato dos trabalhadores, e quer deixar tudo facultativo.
  • GARANTIA DO PRÉ APOSENTADO: Empresários não aceitam nossa proposta, e querem alterar o tempo de serviço de empresa do pré aposentado, que atualmente é de 6 anos, para 15 anos. Absurdo!
  • ENTREGA DO PPP: As empresas não aceitam a obrigatoriedade da entrega do PPP, sempre que fizer necessário para fins previdenciários no prazo máximo de 30 dias.
  • HORAS EXTRAS: Patrões não aceita os 75% nos dias uteis, 80% nos dias de folgas resultantes de compensação até o limite de 16 horas no mês, e as demais horas serão remuneradas com acréscimo de 100% e querem manter a mesma redação do ano passado, não aceitando as 40 horas semanais.
  • DIA DO METALÚRGICO: Empresa não aceita.
  • FINANCIAMENTO MATERIAL ESCOLAR: Patronal não aceita financiar o material escolar necessário para aprendizagem dos seus filhos durante a realização do curso do 1° grau escolar.
  • GARANTIA DO TRABALHADOR COM MAIS DE 7 ANOS: Empresa envia proposta para excluir os aposentados que ainda trabalham, quanto ao recebimento da multa indenizatória desta cláusula.
  • DAS GARANTIAS GERAIS: Patrões querem excluir esta cláusula que assegura as condições mais favoráveis já existente em cada empresa, impactando diretamente em nossos direitos já conquistados.
  • ACOMPANHAMENTO DOS DEPENDENTES LEGAIS: As empresas não aceitam nossas alterações que proporcionava um maior cuidado aos dependentes, inclusive filhos excepcionais.
  • MULTA RESCISÓRIA: As empresas propõem excluir a multa rescisória na hora da demissão no período da negociação coletiva. Não vamos aceitar!

Trabalhador fique atento e se junte cada vez mais ao seu sindicato profissional, pois cada vez mais os patrões querem enfraquecer o sindicato na representação dos trabalhadores, para que não aja luta e mobilização na garantia dos direitos.

Veja as datas das rodadas de negociações:

30 de agosto, 05, 08 e 14 de setembro.

Vamos à luta, porque só a luta constrói!