Metalúrgicos de Pernambuco fecham acordo com 1,3% de ganho real e sem a reforma trabalhista

Presidente Henrique Gomes discussando sobre a Campanha Salarial. Foto: Sérgio Figueiredo.

Veja galeria de fotos aqui.

Os metalúrgicos e metalúrgicas de Pernambuco se reuniram na noite do último dia 17 de outubro, no auditório do Sindicato dos Bancários, bairro da Boa Vista, para deliberar sobre a proposta do Sindicato Patronal. Os trabalhadores presentes decidiram aceitar os 3% de reajuste, com 1.3% de ganho real, assim como a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) garantida, sem ataques da reforma trabalhista, que entrará em vigor a partir do dia 11 de novembro. Uma grande vitória para a categoria, que se destaca no Brasil pelas conquistas.

Trabalhadores em votação, deliberação sobre a proposta do patronato. Foto: Sérgio Figueiredo.

De acordo com o presidente do Sindmetal-PE, Henrique Gomes, o percental de  3% é para todos os trabalhadores e trabalhadoras metalúrgicos de Pernambuco, independente de serem associados ou não. "Obtivemos um ganho real de 1.3%, e conseguimos fechar uma das melhores propostas salariais na atual conjuntura. No entanto, ressaltamos alguns pontos que barramos a reforma trabalhista que vai entrar em vigor a partir do dia 11 de novembro. É preciso alertar aos metalúrgicos (as) que a classe patronal vai aplicar a reforma trabalhista em todas as empresas, porém, conseguimos através de lutas e mobilizações impedir alguns itens", destacou Henrique.

Eolo Melo, advogado do Sindmetal, esclarecendo pontos da Reforma Trabalhista que foram barrados para a categoria. Foto: Sérgio Figueiredo.

Confira os pontos importantes da negociação:

1 – A homologação continuará sendo feita no Sindicato,

2 – As gestantes e lactantes não poderão trabalhar em locais perigosos e insalubres,

3 – O banco de horas não será aplicado na produção.

4 – O horário de 12 por 36 horas só será aplicado em vigilância, higiene e comissionamento do Estaleiro Atlântico Sul (EAS) que já é aplicado e Estaleiro VARD Promar. No restante da produção está proibido,

5 – 30 minutos de refeição. Só poderá ser aplicado, caso o Sindicato faça uma avaliação e, junto com os trabalhadores, decidir se concorda ou não através de uma assembleia geral com voto secreto (o Sidmetal é totalmente contra, visto que tempo tão curto de descanso coloca em risco a saúde e vida do trabalhador),

6 – Terceirização. Caso a empresa venha a terceirizar trabalhadores, deverão ser metalúrgicos e repassar as mesmas condições da empresa contratante. A nova lei nova diz que qualquer empresa pode escolher seu sindicato para ser representante. Exemplo: um soldador. O Sindicato pode ser o de limpeza.

7 – Mantida a representação sindical (delegados).

Em auditório lotado, o presidente Henrique Gomes agradeceu e parabenizou a diretoria do Sindicato pelo empenho e dedicação durante a Campanha Salarial, que promoveram mobilizações e assembleias em portas de fábricas durante o perído. Ele agradeceu ainda aos trabalhadores, aos advogados do Sindicato e toda a equipe que participou da luta árdua pelo direito dos trabalhadores. "A luta continuará firme e forte, sempre em defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras metalúrgicos de Pernambuco. Agradecemos aos nossos advogados, a companheira do Dieese, Jaqueline Natal, a Imprensa pela cobertura, como também ao presidente da CUT-PE, Carlos Veras", pontuou.

Jaqueline Natal, do Dieese, discussando sobre a atual conjutura política e econômica do nosso Estado. Foto: Sérgio Figueiredo.

Veja, abaixo, circular com mais detalhes sobre o resultado da Campanha Salarial: