Sindmetal-PE participa de audiência no Ministério Público do Trabalho para definição da última proposta patronal.
Na tarde desta segunda-feira, 30 de setembro, foi realizada uma audiência no Ministério Público do Trabalho (MPT), com o Sindmetal-PE e o sindicato patronal, na tentativa de aumentar a proposta patronal. A audiência ocorreu de forma online e presencial, com o objetivo de encontrar um acordo que atenda às demandas da categoria metalúrgica.
Durante a audiência, o MPT apresentou uma proposta intermediária, sendo 5,1% piso salarial; 5,0% piso profissional; 5,0% reajuste salarial com teto de R$ de 7.000,00 a partir de 01/09/2024.
No entanto, até o momento, não houve consenso sobre essa proposta. Diante desse cenário, o MPT sugeriu que ambas as partes levassem a proposta para discussão interna e marcou uma nova audiência para às 10h da manhã desta terça-feira, 01 de outubro.
Apesar do Estado de greve estar oficialmente decretado, o MPT requereu que o sindicato suspendesse a paralisação até o final da audiência de amanhã. A expectativa é de que, durante a audiência marcada, se possa chegar a um consenso que evite a greve e garanta um reajuste salarial digno.
Caso o sindicato patronal não aceite a proposta a greve poderá ocorrer a qualquer momento. Novas atualizações serão divulgadas após a reunião de amanhã.
Vamos continuar na luta, porque só a luta constrói!