Sindmetal-PE realiza segunda rodada de Negociação da Campanha Salarial do Setor Automotivo
O Sindicato dos Metalúrgicos de Pernambuco (Sindmetal-PE) promoveu, na tarde da última terça-feira (12/11), a segunda rodada de negociações com o setor patronal, dentro do contexto da campanha salarial 2024/2025 para os trabalhadores do setor automotivo. Estiveram presentes na reunião o presidente do Sindmetal-PE, Henrique Metalúrgico, o secretário-geral Abinadabe Santos a representante do DIEESE Jacqueline Natal, os advogados do sindicato Dr. Jefferson Calaça e Dr. Sandro Valongueiro, além dos membros da comissão de negociação.
Entre as cláusulas discutidas, destacam-se questões que envolvem melhorias nas condições de trabalho e direitos dos trabalhadores.
Durante as negociações, foram abordados vários pontos importantes, incluindo:
Inclusão de Trabalhadores Locais: A empresa Stellantis, com sede em Jaboatão dos Guararapes, deverá priorizar a contratação de 70% de trabalhadores (as) do próprio município, uma vez que haja uma unidade do SENAI na região para capacitação específica.
Manutenção de Direitos Existentes: O sindicato luta pela preservação de conquistas do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) de 2023, incluindo o adicional noturno e a obrigatoriedade da remuneração para horas extras em reuniões e cursos.
Licença Paternidade: A proposta do sindicato é de uma licença de 20 dias para pais, enquanto o patronal sugeriu apenas 5 dias. O Sindmetal-PE permanece firme em sua proposta inicial.
Apoio a Dependentes Legais: Definida a concessão de até três faltas anuais para acompanhamento de filhos até 14 anos e pais a partir de 65 anos.
Férias Individuais e Coletivas: Proposta do sindicato para organizar férias de acordo com as demandas dos trabalhadores.
Além dessas cláusulas, até o momento, 56 pontos foram acordados entre as partes, restando 28 cláusulas a serem definidas, das quais algumas aguardam contrapropostas do patronal. Contudo, não houve ainda nenhuma proposta de caráter econômico.
O Sindmetal-PE reafirma seu compromisso com os trabalhadores e trabalhadoras do setor automotivo, mantendo-se firme na luta pela ampliação dos direitos e respeito às condições de trabalho. “Esse é um momento de reafirmar a força e a união da nossa classe, com o objetivo de construir um ambiente de trabalho digno e inclusivo, reforçou Henrique Metalúrgico.
Só a luta constrói!
veja a pauta de reivindicação completa no link abaixo.