Notícias

Metalúrgicos do Brasil e da Alemanha Fortalecem Luta Sindical em Intercâmbio Internacional

Representantes sindicais metalúrgicos do Brasil e da Alemanha, em uma iniciativa denominada “Tie – Global – Stellantis Austausch/Intercambio Alemanha/Brasilien 2025”, se reuniram para um intercâmbio com o objetivo de fortalecer a solidariedade internacional e aprofundar a articulação diante dos desafios globais no mundo do trabalho, especialmente nas empresas do setor automotivo. O Sindicato dos Metalúrgicos de Pernambuco, Sindmetal-PE, esteve presente, através de seus representantes, numa reunião remota.

Entre as empresas foco do debate estão a Daimler Truck, Mercedes e Stellantis.
​O encontro permitiu identificar diversas similaridades nas realidades dos trabalhadores dos dois países: a luta por melhores condições de trabalho e a transformação social, a solidariedade internacional, os direitos na fábrica, e a relação entre capital e trabalho. Temas atuais como a digitalização e a mudança na produção, a precarização, e a saúde e o adoecimento do trabalhador devido à pressão e ao sofrimento no trabalho estiveram no centro das discussões. Além disso, a violência contra a mulher e o desafio de engajar a juventude no movimento sindical foram reconhecidos como pautas comuns.

​Apesar das semelhanças, também foram apontadas diferenças nas estruturas sindicais e nas estratégias para abordar os conflitos sociais. A Alemanha possui o OLT (Organização no Local de Trabalho), que não existe no Brasil, e uma disparidade na faixa etária da força de trabalho, com o Brasil apresentando mais jovens e a Alemanha mais trabalhadores mais velhos. No campo da luta, o encontro abordou a militarização da economia na Alemanha e a existência de uma lei mais forte em algum lugar para proteção contra discriminação e de doentes.

 

​Como desdobramento do intercâmbio, foram definidas ações concretas. Para a Daimler Truck, haverá um intercâmbio de acordos de empresa. Foi estabelecida uma Plataforma Técnica envolvendo Sebastian, Sarah, Frank, Maicon e Priscilla. O grupo de trabalho deve abordar temas como novas formas de trabalho (ágil), digitalização, saúde e condições de trabalho, precarização e estratégias contra a terceirização.

O Sindmetal-PE, no contexto da Stellantis, tem como temas prioritários a juventude, os fornecedores, saúde e mapping, benchmark, e a integração da iniciativa VidaViva. Para o prosseguimento dos trabalhos, foram agendadas reuniões em formato digital e presencial, como um encontro interno da área automotiva alemã no dia 15 de janeiro de 2026, e um intercâmbio internacional com os brasileiros no dia 22 de janeiro, também no próximo ano.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 2 =