Notícias

Sem anistia para golpistas: SINDMETAL-PE participa de ato em defesa da democracia

Nesta quinta-feira (8), dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos de Pernambuco (SINDMETAL-PE) juntamente  a diversos movimentos sociais e políticos, reuniram-se no centro do Recife para um ato nacional em defesa da democracia.

A manifestação, realizada na esquina da Rua Sete de Setembro com a Avenida Conde da Boa Vista, teve como pauta central o grito de “Sem Anistia”, exigindo a punição rigorosa para os envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023 bem como o fim da dosimetria.

A data marca os dois anos do episódio em que grupos extremistas invadiram a Praça dos Três Poderes, em Brasília, depredando o patrimônio público em uma tentativa de golpe de Estado. Para o SINDMETAL-PE, estar presente nas ruas é fundamental para garantir que a história não seja esquecida e nem reescrita.

O ato contou com um importante debate coletivo sobre a conjuntura política atual e os perigos do fascismo. Durante a mobilização, as lideranças sindicais reforçaram que a democracia é um pilar essencial para a garantia dos direitos dos trabalhadores.

Lideranças na linha de frente

O Presidente do SINDMETAL-PE, Abinadabe Santos, discursou durante o evento, destacando a vigilância constante que o movimento sindical deve manter. Em sua fala, o presidente ressaltou que a tentativa de golpe não foi apenas contra prédios e patrimônios públicos, mas contra a soberania popular e os direitos da classe trabalhadora.

Também presente no ato, o Secretário de Finanças da entidade e vereador de Jaboatão dos Guararapes, Henrique Gomes, deu uma palavra de ordem. Henrrique enfatizou a importância de garantir que não haja anistia para aqueles que atentaram contra a Constituição.

O SINDMETAL-PE reafirma que a luta por melhores salários e condições de trabalho é indissociável da luta pela liberdade democrática. Relembrar o 8 de janeiro é um ato de resistência para fortalecer as instituições e garantir um futuro livre de autoritarismo para todos os brasileiros e brasileras. 

Só a luta constrói!

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − oito =