Expectativas e Desafios para a Campanha Salarial dos Metalúrgicos de Pernambuco em 2023
Faltando quase 2 meses para a data-base da Campanha Salarial 2023 dos metalúrgicos de Pernambuco, que ocorrerá em 1º de setembro, a categoria já acumula uma perda de 3,16% em relação à inflação. Os dados mais recentes divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 11 de julho mostram que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado o indicador oficial de inflação do país, registrou uma queda de 0,08% em junho.
De acordo com a pesquisa, os grupos de alimentação e bebidas foram os que apresentaram maior queda, seguidos pelo grupo de Transportes. É importante ressaltar que a variação de preços em junho foi a menor desde 2017, quando também houve uma redução de 0,23%. Em comparação, no mesmo mês de 2022, o índice apresentou um aumento de 0,67%.
O Presidente do Sindmetal-PE, Henrique Gomes, enfatiza que, até o cálculo final do índice oficial, levando em consideração a data-base da categoria em 1º de setembro, ainda é necessário contabilizar os meses de julho e agosto. Segundo ele, acredita-se que a tendência para esses meses a previsão é de índices baixos, ou até mesmo deflação. Essa expectativa está relacionada à sazonalidade do mercado durante esse período. “O cenário que os trabalhadores devem enfrentar nesta Campanha Salarial é de inflação baixa e, certamente, muita luta. Por isso, mais do que nunca, precisamos do empenho dos dirigentes sindicais e da unidade da categoria, unidos nas mobilizações, para assegurar um reajuste digno para todos os trabalhadores e trabalhadoras metalúrgicos.
Só a luta constrói!