Vitória Unânime: Conquistas da Campanha Salarial 2023/2024 do Setor Automotivo

Na tarde da última sexta-feira, dia 17 de novembro, realizou-se na empresa STELLANTIS, localizada em Jaboatão e em Goiana, a Assembleia Geral Extraordinária (AGE) de encerramento da Campanha Salarial 2023/2024 do Setor Automotivo.

Após várias rodadas de negociação salarial e embate com o patronato, visando assegurar os direitos dos trabalhadores, como aumento nos salários, PLR e a garantia das cláusulas sociais. A campanha Salarial 2023/2024 do Setor Automotivo encerra-se com diversas conquistas no novo Acordo de Trabalho (ACT), aprovado por unanimidade pelos trabalhadores e trabalhadoras do Polo automotivo.

CONFIRA AS PAUTAS APRESENTADAS E APROVADAS NA ASSEMBLEIA

PLR – Aumento de 30% chegando a R$ 7.230,00, adiantamento em 02 de janeiro de 2024 de R$ 5.830,00.

CESTA BASICA – Aumento de três itens, + 300g de Charque, chegando a 800g. + 1 pacote de feijão Bolsa de leite 200g. Será aplicado em março da 2024.

Obs: Pra Stellantis Jaboatão será fornecido os produtos com retroativo a 1° de setembro a fevereiro de 2024. Para o Polo também terá retroativo perante suas datas bases.

GARANTIA DOS AFASTADOS com B-91 (Acidente de Trabalho) – Todos terão direito 1 ano de cesta básica e a receber o PLR Integral.

REAJUSTE SALARIAL – INPC + 0,5 de ganho Real com retroativo a 1° de setembro de 2023.

REPRESENTANTE SINDICAL – 16 Trabalhadores e trabalhadoras que fizeram parte da comissão de negociação terão ESTABILIDADE pela primeira vez na História da STELLANTIS De Jaboatão e do Polo Automotivo de Goiana.

AUMENTO DE SALÁRIO PISO PROFISSIONAL – Os trabalhadores e trabalhadoras que tem a função de PINTOR, PONTE ROLANTE e MOTORISTA TESTE serão qualificados para o piso profissional que hoje paga média de R$ 1.800,00 vai + ou – pra R$ 2.360,00.

Obs: Operador de Empilhadeira (logística) esse ano já entra automaticamente a ser pago o PISO PROFISSIONAL.

ÓBITO AFASTAMENTO – 5 dias de afastamento para parentes de 1° grau.

ADICIONAL NOTURNO – Mantém os 40% + a Súmula 60° do TST, passou das 5h da manhã o adicional continua até a hora da largada.

O Sindmetal-PE estará sempre na luta em defesa dos direitos de todos e todas, unidos e fortes para avançar ainda mais nas conquistas.” Pontuo Henrique Gomes, presidente do sindicato.

Só a luta constrói!