SINDMETAL-PE dá início ao Seminário de Preparação da Campanha Salarial 2025/2026
O Sindicato dos Metalúrgicos de Pernambuco (SINDMETAL-PE) iniciou nesta sexta-feira, 1º de agosto, o Seminário de Preparação da Campanha Salarial 2025/2026, realizado na sede da FETAPE, no Recife. O evento, que segue até o sábado, 2 de agosto, reúne o SINDMETAL-PE para debater a campanha salarial e fortalecer a luta por melhores condições de trabalho e salários justos.
A manhã começou com uma mística de acolhida, criando um momento simbólico de união e compromisso coletivo. Em seguida, foi realizada a abertura política, com falas dos nossos diretores e diretoras, reforçando a importância da mobilização desde já para uma campanha vitoriosa.
“Nossa luta é histórica e não começa agora. Cada conquista da categoria veio com muito suor, muita mobilização e firmeza. Estamos aqui hoje para preparar mais uma batalha e essa, companheiros e companheiras, a gente vai enfrentar com coragem e unidade!” destacou Henrique Gomes, presidente do SINDMETAL-PE.
A Secretaria da Mulher, representada por Maria Daniele, e a nova Secretaria LGBTQIA+, por Ester Fernandes, reforçaram a luta por direitos e igualdade, prometendo uma campanha salarial com mais empoderamento. A Secretaria de Igualdade Racial, por meio do secretário Waldeir Edvan, também celebrou a nova diretoria, buscando maior representatividade.
Hélcio Alfredo, secretário-geral da CUT-PE e dirigente sindical, destacou a força dos metalúrgicos e a prioridade da formação política sindical na nova chapa.
A grande notícia ficou por conta da posse do novo presidente, Abinadabe Santos, que assume o sindicato em 11 de agosto, substituindo Henrique Gomes. Ele deixou claro que a base sindicalista é fundamental. Com foco na unidade, Abinadabe afirmou: “Quero construir uma nova história com quem estiver disposto a contribuir, buscando sempre a organização dos metalúrgicos de Pernambuco por melhores condições de trabalho e ampliação dos direitos.”
Na sequência, foi realizado um debate sobre a conjuntura política da Campanha Salarial 2025, além da apresentação das cláusulas que passarão por mudanças na nova proposta de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), conduzido pelo assessor jurídico do sindicato, Dr. Jefferson Calaça.
“Patrão nenhum vai dar nada de graça para o trabalhador e para a trabalhadora. Tudo que a gente conquistou foi com nossa luta, e seguiremos assim!” pontuou Dr. Jefferson durante sua intervenção.
A manhã terminou com uma apresentação da técnica do DIEESE, Jaqueline Natal, que realizou uma análise do cenário econômico atual, traçando os principais desafios que impactam a classe trabalhadora e propondo o índice de reajuste salarial a ser defendido pela categoria.
“O cenário econômico atual exige atenção e preparo. Estamos diante de um contexto de crescimento tímido, inflação pressionando itens essenciais e juros ainda elevados. Tudo isso afeta diretamente o bolso do trabalhador e da trabalhadora metalúrgica” explicou Jaqueline.
A tarde começou com uma importante fala da presidenta da FETAPE, Cícera Nunes, sobre a necessidade do campo e da cidade se unirem para combater as injustiças contra os trabalhadores e trabalhadoras.
Em seguida, o presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT), Loricardo Oliveira, realizou, de forma online, uma análise do cenário político mundial, nacional e estadual.
Durante a tarde também foi realizado um trabalho em grupo para debate e definição das cláusulas que sofrerão alterações na convenção coletiva.
“Estamos vivendo um novo tempo no sindicato, com compromisso renovado com a base. Vamos construir essa campanha com os pés no chão, os olhos no futuro e o coração na luta! A categoria precisa saber: o sindicato não para. Enquanto houver um metalúrgico explorado, seguiremos na luta” reforçou o secretário-geral e futuro presidente do SINDMETAL-PE, Abinadabe Santos.
No sábado, as atividades continuam.
Só a luta constrói!