Coletivo de Mulheres do Sindmetal-PE realiza atividade de conscientização sobre o Agosto Lilás
Na manhã de hoje (27/08), o coletivo de mulheres do Sindmetal-PE realizou uma roda de conversa em conscientização ao Agosto Lilás, mês de combate à violência contra a mulher. O evento foi marcado por um forte discurso de empoderamento e combate ao machismo, com o objetivo de conscientizar toda a categoria.
Com a presença de importantes nomes da diretoria, o presidente do Sindmetal-PE, Abinadabe Santos, saudou a todos e reforçou que o enfrentamento à violência contra a mulher deve ser uma iniciativa de toda a classe trabalhadora. Estavam presentes a Secretária da Juventude, Maria Danielle; a Secretária do LGBTQIAPN+, Ester Fernandes; o Secretário da Igualdade Racial, Waldeir Edvan; o Secretário de Finanças, Henrique Gomes; e a Secretária das Mulheres, Elisângela Valéria.
O encontro foi enriquecido pela presença de duas importantes vozes. A secretária das Mulheres da CNM (Confederação Nacional dos Metalúrgicos), Maria de Jesus Marques, parabenizou a iniciativa do coletivo e reforçou a necessidade de promover diálogos sobre o tema. Em seguida, a vereadora Kari Santos complementou a discussão, detalhando os diferentes tipos de violência enfrentados pelas mulheres, incluindo a violência política, psicológica, sexual e patrimonial.
A segunda parte do debate foi composta por Antonieta Trindade, coordenadora da unidade de formação para identidade de gênero; Jorgiane, secretária das Mulheres da CUT-PE; Paula Menezes, secretária das Mulheres do PT-PE; Rivania, secretária do LGBTQIAPN+ do PT-PE; e Elisângela, diretora das Mulheres do Sindmetal-PE. Juntas, elas reforçaram a importância da união e da conscientização para combater a violência e o machismo.
Só a luta constrói