Sindmetal-PE em Defesa da Vida: Voz Forte na Audiência Pública da Alepe
Diretores do Sindmetal-PE estiveram presentes na Audiência Pública sobre “A Saúde dos Trabalhadores e Trabalhadoras” na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE). O Sindicato reafirmou seu compromisso com a vida e a dignidade dos metalúrgicos.
A mesa, presidida pelo Deputado Estadual João Paulo (PT), contou com a presença de várias lideranças, incluindo o vereador de Jaboatão e Secretário de Finanças do Sindmetal-PE, Henrique Gomes. A comitiva do Sindicato também foi composta por Helcio Alfredo, Suplente Secretário de Formação e Secretário da CUT-PE, Ester Fernandes, Secretária LGBTQIAPN+, Almir Santos, Secretário de Saúde, além de Inaldo Francisco, Secretário de Tecnologia.
Na audiência, foram apresentados dados alarmantes da OIT (Organização Internacional do Trabalho): a cada três minutos, um trabalhador morre no mundo por acidentes ou doenças do trabalho. Anualmente, são 125 milhões de acidentes globais, com 220 mil mortes.
O Sindicato destacou que a luta vai além da prevenção de riscos. É preciso entender que o trabalho mal organizado faz o trabalhador adoecer e morrer. O ambiente de trabalho é, ao mesmo tempo, um lugar de dominação pelo Capital, porém de resistência da classe trabalhadora. Por isso, o Sindmetal-PE defende que os trabalhadores tenham controle sobre as condições de trabalho para que elas se tornem mais saudáveis.
Outros pontos importantes levantados foram a falha do PNASS (Plano Nacional de Saúde e Segurança do Trabalhador), que não sai da teoria, e a “Invisibilidade do Trabalhador Informal na Rede de Atenção do SUS”. O Sindicato lembrou, ainda, que expor a saúde de alguém a perigo é crime, conforme o Código Penal Brasileiro.
O Sindmetal-PE segue mobilizado, usando espaços como a ALEPE para garantir a saúde e a vida dos metalúrgicos em primeiro lugar.