Nota de Repúdio
O Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Pernambuco (Sindmeta-PE) vem a público repudiar a postura arrogante e antissindical da empresa Baterias Moura, localizada na cidade de Belo Jardim, na região agreste do Estado, que trata a luta da classe trabalhadora como “caso de polícia”.
É inaceitável que, em pleno século XXI, a empresa recorra ao uso da força policial, com o apoio do Estado, para coibir e ameaçar o movimento liderado pelo Sindmetal-PE, que busca melhores condições de trabalho e um aumento salarial justo. A presença da polícia nas dependências da fábrica reflete o poder econômico da empresa, que não hesita em reprimir a liberdade sindical dos trabalhadores. A atitude da empresa é intimidadora e desrespeitosa em relação aos metalúrgicos e metalúrgicas.
É fundamental lembrar que o direito à manifestação e à organização, bem como a liberdade de expressão, reunião e associação, estão garantidos pelo artigo 5º da Constituição Federal. Devemos ressaltar que os atos antissindicais frequentemente envolvem a violação dos direitos coletivos dos trabalhadores e das organizações sindicais, podendo constituir discriminação sindical e, consequentemente, prejudicar o direito de associação e a liberdade sindical.
Queremos expressar nosso total apoio e solidariedade aos trabalhadores e trabalhadoras afetados por essa situação. Nossos protestos estão registrados contra as atitudes mesquinhas e infundadas da empresa Baterias Moura.
Sindmetal-PE
Recife, 13 de setembro de 2023.