CNBB lança catecismo contra reforma da Previdência

As palavras do profeta Amós abrem a "Nota da CNBB sobre a PEC 287/16 – Reforma da Previdência", de 23 de março passado, onde ela conclama cristãos e pessoas de boa vontade “a se mobilizarem para buscar o melhor para o povo brasileiro, principalmente os mais fragilizados”. Igrejas evangélicas tomaram iniciativa semelhante, no dia 31, no "Pronunciamento das Igrejas Evangélicas Históricas do Brasil e Aliança Evangélica sobre Reforma Previdenciária".

A CNBB reuniu em caderno, lançado nesta segunda-feira, para contribuir com o debate da Reforma da Previdência, uma coletânea de ponderações de Igrejas, organismos, grupos eclesiais e de bispos, sobre a iniciativa em tramitação no Congresso, que ela considera "uma escolha do caminho da exclusão social”. A evocação do profeta é muito apropriada no presente cenário institucional. Ele era um pastor humilde e rude, que de maneira direta condenava a corrupção das elites e a injustiça social. Seu estilo aparece na apresentação do caderno, com texto objetivo dando nome aos bois e as vacas privilegiadas da "reforma da previdência":

"O foco do projeto de reforma é apenas fiscal e economicista, sem balizamento ético e social. Irá aprofundar as desigualdades já insuportáveis da sociedade brasileira. A reforma do jeito que está proposta não é justa, pois de um lado, retira direitos dos mais vulneráveis e, de outro, mantém  privilégios inaceitáveis,  deixando  de  fora  a  revisão  das  altas aposentadorias  do  judiciário  e  do  ministério  público,  dos  militares  e dos políticos".

O material com os pronunciamentos pode ser baixado aqui.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

3 × 5 =

Seja bem vindo ao SINDMETAL-PE

WhatsApp