Trabalhadores da AUTOMETAL deflagram greve por tempo indeterminado

Na manhã desta terça feira (16/11), cerca de 100% dos trabalhadores do setor automotivo da empresa AUTOMETAL localizada no Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife, deflagraram GREVE POR TEMPO INDETERMINADO, após a empresa não aceitar às reivindicações da classe trabalhadora metalúrgica.

Na pauta de reivindicações estão os seguintes itens:

• Folga aos sábados;
  • Percentual de 9% de equiparação salarial da produção;
  • Pagamento no valor de R$ 600 reais devidos do PLR de 2020;
  • Plano Odontológico igual a Stellantis;
  • Manutenção do Plano de Saúde da Unimed Recife.

Segundo informações, os trabalhadores, estão tendo muitas dificuldades em relação a marcação de profissionais médicos pelo Plano de Saúde Hapvida, onde só tem atendimentos em locais distantes, com prazos longos para as consultas. A luta é pela volta do plano Unimed Recife.

A empresa Autometal é fornecedora da Stellantis Jeep, Fiat) do Polo Automotivo de Goiana, e com o movimento grevista fica a preocupação, pois se passar mais de três dias com as atividades suspensas o polo pode parar de produzir. Umas das alternativas da Stellantis é trazer as peças automotivas da fábrica de Betim-MG, mas a empresa sabe dos prejuízos finais ao fazer esses encaminhamentos.

O presidente do Sindmetal-PE, Henrique Gomes, destacou que infelizmente só assim a empresa AUTOMETAL vai respeitar os trabalhadores. Ele assinalou ainda que não se muda um plano de saúde da noite para o dia, sem diálogo com o Sindicato e com os representantes da CIPA da fábrica, pois se trata diretamente da saúde de muitas pessoas. “A GREVE está mantida por tempo indeterminado. Vamos continuar firmes na luta, em defesa dos direitos de todos os trabalhadores e trabalhadoras da classe metalúrgica.

SÓ A LUTA CONSTRÓI!