Sindmetal-PE reafirma luta do povo negro no dia da abolição da escravatura.

“Parte do coletivo de igualdade Racial do Sindmetal-PE participou do evento na Tenda dos Quilombolas”.

No último dia 19 de maio, ocorreu um evento significativo com o tema, “representatividade das juventudes negras nos territórios Quilombolas”, na Tenda dos Quilombos do Barro Branco, em Belo Jardim, reunindo estudantes da rede pública de diversas escolas, técnicas, municipais e integrais do governo estadual. O objetivo era proporcionar aos jovens uma oportunidade de conhecer a história dos Quilombos, além de debater as pautas históricas relacionadas ao dia da abolição da escravatura e à lei do ventre livre.

A mesa para as apresentações e diálogos educacionais e históricos da população negra contou com a presença de cerca de 100 pessoas. Entre os presentes estavam moradores do território quilombola, representantes das comunidades de Belo Jardim, Alagoinha e Barro Branco, bem como membros do coletivo de igualdade racial do Sindmetal-PE, estudantes e o secretário de igualdade racial, Waldeir Edvan, além da secretária de cultura da cidade de Belo Jardim.

A abertura do debate ficou a cargo de Waldeir Edvan, o secretário de igualdade racial do Sindmetal-PE, que ressaltou a importância de compreender o dia 13 de maio não como um momento de comemoração, mas como um dia de luta. Ele reafirmou o compromisso do Sindicato dos Metalúrgicos de Pernambuco com o povo negro, destacando as dificuldades enfrentadas pela população negra na indústria e no mercado de trabalho, incluindo os baixos salários.

Durante o evento, o secretário do segmento negro, Waldeir Edvan, fez uma declaração destacando o apoio incondicional do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Pernambuco, Henrique Gomes, à luta do povo negro. Ele enfatizou que, embora a luta seja árdua, é fundamental perseverar e continuar avançando na conquista de direitos na busca por igualdade.

O evento foi marcado por um clima de engajamento e conscientização, promovendo o diálogo e o compartilhamento de conhecimentos sobre a história e as demandas da população negra. Além disso, proporcionou aos estudantes da rede pública a oportunidade de refletir sobre as desigualdades ainda presentes na sociedade e o papel que cada um pode desempenhar na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

A iniciativa demonstrou a importância de eventos como esse para fortalecer a identidade e a luta do povo negro, garantindo que as pautas históricas não sejam esquecidas e que o combate ao racismo e à discriminação racial esteja sempre presente na agenda social e política da população brasileira.