Parte da diretoria do Sindmetal-PE participou em Recife no SINDSEP das oficinas que antecedem a marcha das margaridas em defesa dos direitos e da igualdade de gênero
No dia 7 de junho de 2023, parte da diretoria do SINDMETAL-PE se reuniram no SINDSEP, na cidade do Recife, no estado de Pernambuco, para participar do lançamento das oficinas sobre os treze eixos, que são documentos que toda a marcha faz e entregam aos representantes parlamentares.
O evento está sendo realizado em todos os municípios e cidades do estado, com estes encontros pelas oficinas. O intuito é divulgar a macha em defesa dos direitos das mulheres, da igualdade de gênero e de melhores condições de trabalho no campo.
Aconteceu uma abertura política pela manhã, quando foram feitas três perguntas e todas presentes responderam. As perguntas para o lançamento deste ano foram: “O que estamos trazendo para a marcha?”, “O que conhecemos da marcha?” e “O que vamos levar para a macha?”
À tarde, as oficinas sobre os treze eixos foram realizadas e tratavam-se de documentos que toda a marcha faz para entregar aos representantes parlamentares.
A Marcha das Margaridas é um movimento social que surgiu em 2000, inspirado na líder camponesa Margarida Maria Alves, assassinada por lutar pelos direitos das trabalhadoras rurais no estado da Paraíba. Desde então, a marcha é símbolo de resistência e mobilização da mulher, com edições que ocorrem a cada quatro anos.
Neste ano, a Marcha das Margaridas ganha ainda mais força e visibilidade, com mulheres de diferentes idades, etnias e regiões do país se unindo para lutar contra as desigualdades estruturais e exigir políticas públicas efetivas que atendam às demandas das mulheres do campo, da cidade, das águas e das florestas. O tema escolhido para este ano foi “pela reconstrução do Brasil e do bem viver”.
A marcha acontecerá em Brasília nos dias 15 e 16 de agosto e contará com a presença de movimentos sociais, organizações feministas, sindicatos e diversas outras entidades que apoiam a causa das mulheres.