Debate no Sindmetal-PE coloca em destaque o ‘Julho das Pretas’ e promove discussões sobre igualdade e representatividade racial
O Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Pernambuco (Sindmetal-PE) através da secretaria de igualdade Racial, realizou nesta terça-feira (25/07), em seu auditório, um encontro focado no “Julho das Pretas”. Essa iniciativa foi criada em 2013 pelo Instituto da Mulher Negra e tem como objetivo combater a desigualdade de gênero e raça, dando destaque à luta das mulheres negras.
O seminário teve como propósito discutir questões importantes relacionadas ao mês de julho, associado ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, abordando temas como intolerância religiosa, racismo, e a presença da mulher negra no mercado de trabalho.
Durante toda a manhã, o evento contou com a participação da diretoria do sindicato e teve a honra de receber a pedagoga, orientadora educacional e arteterapeuta, Tereza França, que compartilhou conosco suas histórias e vivências, abordando a luta, resistência, cultura africana e suas raízes. A líder do quilombo do Barro Branco de Belo Jardim, Elaine Lima, também participou do debate, destacando as dificuldades enfrentadas diariamente para manter o Quilombo.
Outra importante participante do evento foi a bacharel em ciências sociais e gestora da Empresa/Coletivo íwá – criação, gestão e produção artísticas e culturais, Jamila Marques, que trouxe à tona situações de racismo estrutural que enfrentou e enfrenta cotidianamente. Ela também pontuou o cansaço de ter que constantemente explicar o racismo e compartilhou seu pensamento sobre o movimento antirracista.
Para encerrar o debate, a Dra. em educação, Carmem Dolores, falou sobre a importância da educação e da necessidade das raças e etnias terem espaços para conhecer e estudar sua própria história e a de seus antepassados.
Durante o evento, também houve uma apresentação do grupo de dança quilombola liderado por Elaine Lima, do quilombo do Barro Branco.
O presidente do Sindmetal-PE, Henrique Gomes, esteve presente e elogiou a iniciativa do seminário em promover debates desse nível, reforçando seu apoio a toda e qualquer forma de luta por justiça social e igualdade.
Além das participações ativas no debate, houve também falas sobre a importância do meio ambiente e de eventos como esse para a representatividade negra na sociedade, enriquecendo a experiência de todos os presentes. O Sindmetal-PE agradece a todos que contribuíram para o sucesso do evento e espera que no próximo encontro haja uma participação ainda mais ativa, contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária.