Impasse na Campanha Salarial 2025/2026 do Setor Automotivo: Stellantis e sistemistas recusam avanços
Na tarde desta segunda-feira (24), foi realizada a 7ª rodada de negociações da Campanha Salarial 2025/2026 do Setor Automotivo. Estiveram presentes na reunião a comissão de negociação do SINDMETAL-PE e os dirigentes da Stellantis e empresas sistemistas.

Pautas Econômicas
Não houve avanço na negociação. O patronal insiste em propostas que não valorizam a classe trabalhadora.
PLR – O patronal oferece um aumento de apenas R$ 500 em comparação ao ano passado, destinado aos trabalhadores e trabalhadoras que estiverem ativos há pelo menos 90 dias (três meses) na empresa. Além disso, a proposta da empresa exige que os trabalhadores e trabalhadoras demitidos(as) – ou que peçam demissão – realizem a devolução proporcional do pagamento.
”PACOTE MANUTENÇÃO”
A contraproposta do patronal não foi satisfatória. Os dirigentes da Stellantis e sistemistas recusaram avanços nas pautas relacionadas ao refeitório, à ‘’Nossa Feira’’, às creches, às jornadas de trabalho e à hora extra.
A comissão de negociação do SINDMETAL-PE batizou a contraproposta apresentada como ‘’pacote de manutenção’’, pois a empresa nega o avanço nos direitos da categoria e insiste em ”manter” o que já existe no atual Acordo Coletivo. O SINDMETAL-PE segue firme na luta para conquistar avanços nos direitos, contudo, o impasse persiste.
Cláusulas Sociais
Foram obtidos avanços em cláusulas sociais. Ao todo, neste momento, foram aprovadas 22 cláusulas sociais, dentre elas a promoção da igualdade (gênero, raça, orientação sexual, etc.) e a comunicação e inclusão de trabalhadores e trabalhadoras com deficiência auditiva.
Plano de Cargo e Carreiras
O SINDMETAL-PE segue lutando pela conquista do Plano de Cargos e Carreiras. A entidade solicitou adicional de 1% por ano trabalhado, valorizando, assim, os trabalhadores que têm mais tempo de empresa. Esta foi uma das pautas mais pedidas pelos trabalhadores e trabalhadoras do setor automotivo.
O Presidente do SINDMETAL-PE, Abinadabe Santos, compromete-se com todos(as) trabalhadores e trabalhadoras do setor automotivo.
Nós não iremos recuar, vamos lutar para que a categoria seja valorizada e respeitada

Além do Presidente, estiveram presentes na negociação: Virgínio Balbino (Secretário Geral do SINDMETAL-PE), Henrique Gomes (Secretário de Finanças da entidade), Jacqueline Natal (representante do DIEESE), bem como a equipe jurídica, Dr. Sandro Valongueiro e Dr. Jefferson Calaça. O encontro foi realizado no Hotel Marantes, em Boa Viagem, Recife.
Só a luta constrói!
