Sindmetal-PE realiza grande ato no Polo Automotivo Jeep nesta sexta (27)

Presidente do Sindmetal-PE Henriqeu Gomes discursa durante ato. Foto: Leandro Lima.

O Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Pernambuco (Sindmetal-PE) realizou, na manhã desta sexta-feira (27), grande protesto no Polo Automotivo Jeep, em busca de respostas sobre o acidente de trabalho que resultou na morte de Vandson Milton da Silva, de 23 anos. Durante o ato foi celebrada uma missa em homenagem ao metalúrgico. “A morte de Vandson é ainda mais significativa por ter acontecido no mês da campanha ‘Abril Verde’, que luta pela conscientização contra acidentes de trabalho. O Brasil ainda mata, mutila e adoece muitos de seus trabalhadores, precisamos entender porquê”, lembra Henrique Gomes, presidente do Sindmetal-PE.

Foi grande o congestionamento. Foto: Leandro Lima

Para contar com a participação dos demais trabalhadores do Polo Automotivo Jeep, a manifestação, que conta com apoio de outros movimentos sociais como o MST, acontece antes do início do expediente, paralisando as atividades. “Sabemos que empresas cobram altos níveis de produção para atingir metas, faturar, tudo às custas da saúde e integridade de trabalhadores como Vandson. Queremos explicações sobre esse acidente e onde ocorreu a falha que resultou na morte de um companheiro nosso”, frisou Henrique.

Metalúrgicos de Pernambuco durante ato. Foto: Leandro Lima.

Um padre irá celebrar uma missa em homenagem ao trabalhador, que morreu no dia 16 de abril no local. O Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Polícia Civil instauraram inquéritos para investigar o acidente. Equipes da Delegacia de Goiana e do Instituto de Criminalística (IC), responsável pela perícia, já foram ao local. A apuração ficará com o delegado Hebert William.