Sindmetal-PE conquista reajuste de 9% na Campanha Salarial 2022/2023

Em Assembleia Geral Extraordinária (AGE), realizada na noite desta terça-feira 20/09, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Pernambuco (Sindmetal-PE), no bairro de Santo Amaro/Recife, os trabalhadores (as) metalúrgicos (as) avaliaram e aprovaram por unanimidade o acordo negociado pelo Sindmetal/PE com a bancada patronal, QUE GARANTIU O REAJUSTE INTEGRAL COM GANHO REAL, TOTALIZANDO 9% para salários até R$6.000,00, e para quem recebe acima deste salário, terá um reajuste fixo de R$540,00. Além da manutenção de todas as cláusulas sociais vigentes.

É importante destacar que o índice acumulado do INPC dos 12 meses com data base para setembro de 2022, foi de 8,83%. Em todo Brasil segundo o DIEESE, de todas as negociações coletivas concluídas até setembro deste ano, 49% destas não conseguiram repor a inflação, 27,5% conseguiram algum ganho real e 23,5% abaixo da inflação medida pelo INPC-IBGE.

O Sindmetal-PE está entre os 27,5% que conquistaram o ganho real e ainda a manutenção de todas cláusulas da Convenção Coletiva de trabalho (CCT) com direitos fundamentais e diferenciados para melhor, em relação à CLT.

Durante a assembleia, o presidente do Sindmetal/PE Henrique Gomes, fez um breve histórico sobre as paralisações nas portas de fábrica e dos enfrentamentos com o patronato durante as rodadas de negociação. Ele relatou ainda as dificuldades para o fechamento do acordo, onde os patrões insistiam em oferecer um reajuste abaixo da inflação.

Conseguir um reajuste salarial acima da inflação, foi resultado de muita união, mobilização nas portas de fábricas, e até ameaça de Greve Geral. “porque só mostrando aos patrões a força da categoria metalúrgica, foi possível chegar a um acordo melhor”, destacou Henrique Gomes, que também ressaltou que a conquista do reajuste é muito significativa, pois trata-se de um ganho real: “Diante do aumento do custo de vida, com a alta nos alimentos, esse reajuste ajudará no poder de compra e no orçamento de toda a categoria”, Pontuo.