Sindmetal-PE marca presença no Grito dos Excluídos por direitos e democracia
Neste domingo, 7 de setembro, a diretoria do Sindmetal-PE e representantes de diversas centrais sindicais marcaram presença no Grito dos Excluídos. O ato, que teve início no Parque Treze de Maio, no Recife, e terminou na Basílica de Nossa Senhora do Carmo, se consolidou como um contraponto simbólico ao Dia da Independência, ressignificando a data para dar voz a quem mais sofre com a desigualdade.
Com o tema “Cuidar da Casa Comum e da Democracia é luta de todo dia”, o movimento deste ano chamou a atenção para a perda de direitos trabalhistas ocorridas durante governos liberais, inclusive com tentativa de golpe de estado. A manifestação se tornou um espaço para denunciar ataques a minorias e ao próprio Estado Democrático de Direito, reforçando a luta por uma sociedade mais justa e inclusiva, reafirmando a soberania nacional.
A grande participação de movimentos sociais, entidades religiosas, representantes da sociedade civil e sindicatos, a exemplo do Sindmetal-PE, demonstra o compromisso do movimento sindical em defender a classe trabalhadora e atuar na construção de um país onde os direitos sejam garantidos para todos.