Metalúrgicos (as) de Pernambuco aprovam pautas de reivindicação da Campanha Salarial

O auditório do Sinttel-PE, localizado na Boa Vista em Recife, esteve completamente lotado na última sexta-feira (18), com a presença expressiva de metalúrgicos e metalúrgicas de Pernambuco. O motivo era a Assembleia Geral Extraordinária (AGE) que marcou o início da Campanha Salarial 2023/2024, organizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Pernambuco (Sindmetal-PE). O tema central desta campanha é ” Na luta por Salários Justos e Dignidade no Trabalho”.

A mesa de abertura e discussões contou com a presença do presidente do Sindmetal-PE, Henrique Gomes; o presidente da CUT-PE, Paulo Rocha; o deputado estadual João Paulo; o deputado federal Renildo Calheiros; a Secretária da Mulher, Jessica Alves; o secretário Geral da CUT-PE e dirigente sindical, Helcio Alfredo; o secretário Geral do Sindmetal-PE, Abinadabe Santos; além da supervisora técnica do Dieese, Jaqueline Natal, e os advogados Jefferson Calaça e Sandro Valongueiro.

Durante o evento, uma comissão composta por 16 trabalhadores metalúrgicos foi eleita para liderar as negociações salariais. Esses representantes desempenharão um papel ativo nas negociações coletivas, trabalhando arduamente para proteger os interesses e direitos da classe trabalhadora metalúrgica de Pernambuco.

É importante ressaltar que o reajuste salarial será determinado com base no INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), cujo índice será divulgado em 12 de setembro de 2023. Em breve, as pautas de reivindicações serão entregues ao Sindicato Patronal, aguardando-se as datas das primeiras rodadas de negociações. Também serão repassadas todas as cláusulas das reivindicações por meio de boletins, distribuídos nas portas das fábricas e também nas redes sociais da entidade.

Apesar da queda na inflação e das dificuldades decorrentes do aumento das taxas de juros, os metalúrgicos pernambucanos estão conscientes da necessidade de permanecerem unidos e mobilizados para garantir um reajuste salarial condizente com sua dignidade.

Após uma série de debates e as pautas apresentadas, a AGE foi concluída com a aprovação unânime, por parte dos trabalhadores, das pautas de reivindicações da Campanha Salarial 2023/2024.

De acordo com o presidente do Sindmetal-PE, a mobilização demonstrada na assembleia comprova a determinação dos trabalhadores em lutar por um reajuste digno. Agora, é o momento dos trabalhadores unirem forças ao sindicato. A participação e mobilização de todos são essenciais para progredirmos positivamente nas negociações. Nosso objetivo é claro: assegurar direitos e defender salários justos e melhores condições de trabalho para todos os membros dessa categoria. Pontuo Henrique.

Só a luta constrói!