Produção industrial cresce 0,8% e tem melhor maio desde 2011

A produção industrial brasileira cresceu 0,8% em maio, na comparação com o mês anterior, segundo dados divulgados nesta terça-feira (4) pelo IBGE. Frente a maio de 2016, o resultado foi uma alta de 4%. No ano, o setor acumula expansão de 0,5%.

Considerando apenas os meses de maio, a alta de 0,8% frente a abril é a melhor desde 2011, quando a alta foi de 2,7%. Já na comparação interanual, também considerando só os resultados de maio, a alta de 4% é a maior desde 2010, quando o crescimento foi de 14,3%.

O dado veio acima das expectativas. A estimativa do mercado era de alta de 0,6%, na comparação com abril, e de avanço de 2,9% frente a maio do ano passado, de acordo com levantamento da Bloomberg com 36 analistas. As projeções variavam de queda de 0,7% a alta de 1%.

O IBGE revisou para cima o resultado de abril, para alta de 1,1%, em relação a março. Antes, a estimativa era de crescimento naquele mês era de 0,6%.

O setor já acumula três anos consecutivos de queda. No entanto, deve apresentar leve alta este ano. De acordo com as estimativas do último Boletim Focus do Banco Central, divulgado segunda-feira, a indústria deve crescer 0,66% este ano.

(Fonte: O Globo)

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

catorze − 7 =

Seja bem vindo ao SINDMETAL-PE

WhatsApp