Crescem ações em defesa de Lula e da democracia no Brasil

 

À medida que se aproxima a data do julgamento do recurso de Lula no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em 24 de janeiro, em Porto Alegre (RS), crescem as ações em apoio ao ex-presidente em todo o País e também no exterior.

Inauguração de Comitês em Defesa de Lula e da Democracia em cidades de todos os portes, mochilão de jovens paranaenses com destino à capital gaúcha, blocos de Carnaval, calendário de atos públicos e vigílias, manifestações de artistas e intelectuais, greve de fome, aulas públicas, vaquinha virtual para que militantes possam ir a Porto Alegre são algumas das iniciativas que entidades dos movimentos sindical e sociais e cidadãos comuns estão realizando para demonstrar o seu apoio ao ex-presidente.

Para o presidente nacional da CUT, Vagner Freitas, “o movimento está aumentando porque cresce a consciência de que Lula é inocente e que o processo contra ele tem o único objetivo de impedir a sua candidatura e aprofundar o ataque à democracia e aos direitos dos trabalhadores”.

Nesta quarta-feira (10), três jovens de Cascavel, no Paraná, começaram o “Mochilão da Democracia”, uma jornada que cruzará várias cidades paranaenses até chegar a Curitiba. De lá, os jovens embarcarão para Porto Alegre para a grande vigília em apoio a Lula, que terá início no dia 23, véspera do julgamento. “Condenar Lula é condenar nosso futuro”, justificam os jovens paranaenses no site do movimento.

Renata Sembay, Danielle Braz e Amanda Lemes contam que há mais de 100 jovens acompanhando mobilizando as pessoas nas cidades onde elas vão passar e que a expectativa é chegar em Curitiba com 500 jovens. Para empreender essa jornada, elas conseguiram ajuda financeira de militantes.

“Lutar pela absolvição de Lula significa lutar por Justiça, defender o legado dos governos Lula-Dilma que tirou da miséria e resgatou a dignidade de milhões de brasileiros, significa lutar pelos direitos sociais, trabalhistas e previdenciários, da grande maioria do povo, e significa, sobretudo, lutar pela democracia”, completa a advogada Danielle Braz, uma das coordenadoras do Mochilão.

Já o fiscal da Secretaria da Fazenda do Município do Rio de Janeiro, Richard Faulhaber, 62 anos, chegou ontem a Porto Alegre e, em frente à Catedral da cidade, deu início à primeira greve de fome em defesa da democracia, que pretende manter até o dia 24.  Ele justifica o seu gesto como “um ato de amor e solidariedade ao nosso povo mais sofrido e esquecido, e aos nossos irmãos e companheiros que muito se dedicam ao nosso povo mais sofrido, e que, por este motivo, estão sendo perseguidos e caçados com mentiras e manipulações midiáticas dia e noite, noite e dia”.

Neste sábado (13), em várias cidades, estão programados atos, panfletagens e inauguração de Comitês, numa grande ação para informar a população sobre o que a perseguição a Lula representa para o povo brasileiro, capitaneada pela Frente Brasil Popular (FBP), que reúne entidades sindicais, movimentos sociais e partidos de esquerda.

Em Porto Alegre (RS), também haverá uma aula pública às 16 horas deste sábado, no Parque Redenção, com a presença da filósofa Márcia Tiburi, a presidenta do PT, Gleisi Hoffmann e a deputada federal Manuela D’Ávila (PCdoB/RS), seguida de um show com artistas engajados na luta em defesa de Lula e da democracia.

Artistas e intelectuais
Em São Paulo, está marcado para a próxima quinta-feira (18), às 19 horas, o encontro “Artistas e Intelectuais com Lula”, na Casa de Portugal, em São Paulo. Na ocasião, as personalidades reafirmarão sua defesa à democracia e ao direito de Lula ser candidato.

“A cada dia, aparecem manifestações e atividades diferentes, o que só contribui com o movimento que as nossas entidades do campo sindical e social deflagraram e que nos ajudam a dialogar com a população para mostrar que a tentativa de deixar Lula fora da eleição aprofunda o golpe contra o Brasil os trabalhadores e trabalhadoras”, comenta Sérgio Nobre, secretário-Geral da CUT.

Solidariedade

E para buscar ajuda solidária para custear as ações em Porto Alegre até a data do julgamento, particularmente a vigília que começa no dia 23, a FBP lançou uma campanha virtual de arrecadação financeira. As contribuições podem ser feitas acessando o site vakinha virtual.

Outra ação da Frente é a campanha para a hospedagem solidária de militantes em Porto Alegre, que pode ser conferida no site www.comlulaempoa.com.br, onde também há informações sobre as inúmeras atividades programadas.

Outras iniciativas

E aproveitando o clima pré-carnavalesco, vários blocos vão às ruas neste final de semana para, com bom humor, mostrar à população que Lula é vítima de um julgamento político.

. Em Fortaleza (CE), por exemplo, o bloco “Tô com Lula” vai sair às 9 horas da Praça do Carmo.

. Em Olinda (PE), a “Troça Carnavalesca Sapo Barbudo”, se concentra às 16 horas da Praça do Carmo.

Manifesto

Enquanto isso, segue na internet a campanha para a adesão ao Manifesto “Eleição sem Lula é Fraude”, inciativa que partiu de um grupo de personalidades brasileiras e do Exterior e que até a tarde desta quinta-feira contava com a assinatura de mais de 163 mil pessoas.

Entre as últimas personalidades estrangeiras a aderir ao manifesto está o cineasta norte-americano Oliver Stone, que se soma agora a nomes como o também cineasta grego Costa-Gavras, o sociólogo português Boaventura de Souza Santos, os ex-presidentes José Mujica (Uruguai), Cristina Kirchner (Argentina), Rafael Correa (Equador), Ernesto Samper (Colômbia) e o escritor argentino Adolfo Perez Esquivel (clique aqui para assinar).

Artistas brasileiros como Chico Buarque, Wagner Moura e Sérgio Mamberti, entre outros, também aderiram ao manifesto. Alguns deles, inclusive, como os atores Osmar Prado e Tonico Pereira e o cantor Chico César, divulgaram um vídeo em apoio a Lula. “A Justiça que o Brasil merece é independente e apartidária. É essa a Justiça que o Brasil quer”, afirma Tônico Pereira no vídeo.

“Temos certeza de que todo esse movimento vai crescer ainda mais, porque o Brasil quer de volta a sua democracia e os direitos de seu povo e sabe que eleição sem Lula é fraude”, conclui o presidente da CUT.

Confira aqui outras ações programadas:

Dia 19

São Paulo (SP) – Ato dos Educadores em Defesa da Democracia e do Direito de Lula ser Candidato (Apeoesp – praça da República, 282), às 16 horas

Dia 20

Porto Alegre (RS) – Início do acampamento dos movimentos sociais

Dia 22

Porto Alegre (RS) – Seminário Internacional pela Democracia (FETRAFI – rua Coronel Fernando Machado, 820), das 10 às 17 horas)

Porto Alegre (RS) – Grande ato com Juristas em Defesa da Democracia, às 18 horas

Dia 23

Em todo o Brasil – Mobilizações e vigílias de denúncia e pressão sobre o Judiciário e a mídia golpista

Porto Alegre (RS) – Plenária das Mulheres pela Democracia com Dilma (FETRAFI – rua Coronel Fernando Machado, 820), às 9 horas

Porto Alegre (RS) – Concentração para a Grande Marcha na Esquina Democrática e ato político-cultural, às 16 horas

Dia 24

Em todo o Brasil – manifestações em todo o Brasil

Porto Alegre (RS – Vigília e ato público em frente ao TRF-4, durante todo o dia

São Paulo (SP) – Grande manifestação na Avenida Paulista, às 18 horas

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

4 + quinze =

Seja bem vindo ao SINDMETAL-PE

WhatsApp