Sindmetal-PE junto com os trabalhadores evitam perda de direitos em negociação com o patronal

Na segunda rodada de negociações entre o Patronal e representantes dos trabalhadores metalúrgicos ocorrida ontem, na sede do Ministério do Trabalho de Pernambuco, os patrões recuaram em três pontos da Reforma Trabalhista que são: a redução de salário e carga horária, redução da hora de almoço em 30 min e gestante e lactante trabalharem em locais insalubre e perigoso.

O presidente do Sindmetal-PE, Henrique Gomes, acredita que esse avanço também partiu das várias mobilizações realizadas nas portas de fábricas nas últimas semanas a onde foram sensibilizados trabalhadores da Gerdau, Gestamp, Musashi, Spectrum Brands, Trom, Ball Corporation, Mectronic e Renda e ainda ressaltou que outras serão visitadas.
“ Esse avanço na negociação significa a demonstração que trabalhadores estão organizados junto ao seu sindicato na luta por nenhum direito a menos e barra a imposição dos Patrões em querer aplicar a Deforma trabalhista nos Metalúrgicos. Nos dias 28, 29 e 30 deste mês teremos as últimas rodadas de negociação no Ministério do Trabalho e esperamos em comum acordo sair com resultados positivos para a categoria”.

Dentre os pontos que o patronal quer aplicar da Reforma Trabalhista, Henrique Gomes destacou: “Os patrões querem impor o 12×36 em toda produção; o banco de horas em toda produção; fazer homologação na empresa para o sindicato não fiscalizar, baixar o adicional noturno de 40% para 25%, acabar com a garantia do pré-aposentado; terceirizar toda produção e administrativo; aumentar o percentual do vale -transporte e acabar com o Plano de Saúde nas empresas para que o trabalhador pague 100% do quer usar”.

Na manhã de hoje a empresa visitada foi a empresa visitada foi a Maje Nordeste (Mectronic). O Sindmetal-PE permanecerá incansavelmente nessa luta contra a Reforma que tira os direitos da categoria metalúrgica, mais fábricas serão mobilizadas pois só unidos os trabalhadores serão fortes e impedirão outros retrocessos.