Novembro azul – O que é câncer de próstata?

Durante todas as semanas de novembro, o Sindicato dos trabalhadores Metalúrgicos de Pernambuco- Sindmetal-PE vai disponibilizar matérias informativas sobre o porquê o mês de novembro, é bastante conhecido como o mês azul.

Nesta semana vamos abordar o que é o câncer de próstata. Com o objetivo de orientar os trabalhadores de como prevenir essa doença.

Você sabia que o Câncer de próstata é a multiplicação descontrolada das células da próstata, dando origem a um tumor maligno. Trata-se do segundo tipo de câncer mais frequente entre os homens.

A próstata é uma glândula pertencente ao sistema reprodutor masculino; em consequência, esse tipo de câncer afeta somente os homens – mais especificamente os indivíduos com mais de 50 anos. Ela está localizada na região inferior do abdômen, logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso), e envolve a porção inicial da uretra, o canal que leva a urina da bexiga até o orifício de saída do pênis.

O tumor cresce de forma lenta, podendo levar até 15 anos para atingir o tamanho de 1cm³. Mas, existem casos de crescimento rápido, que o tumor se espalha para outros órgãos e pode levar a morte. Por isso é tão importante que seja feito o exame para diagnóstico precoce da doença.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, esse tipo de câncer é responsável por pouco mais de 65 mil novos casos só em 2020, ocasionando 1.576 óbitos. cerca de 75% dos casos de câncer de próstata no mundo todo acontecem em homens a partir dos 65 anos, o que faz desse tipo de tumor uma doença essencialmente da terceira idade.

Atenção!

Se cuide, mantenha uma alimentação equilibrada, faça exames laboratoriais e de imagens, vá ao médico com uma frequência determinada, não hesite em fazer uma consulta após um alerta de que algo não vai bem, faça exercícios, relaxe a mente e mantenha equilíbrio para tudo em sua vida.

#sindmetalPE #juntossomosmaisfortes #saúde #novembroAzul #prevenção