Grupo STELLANTIS (Fiat, Chrysler e Peugeot) discrimina NORDESTINOS metalúrgicos do Polo Automotivo de Goiana e FCA Jaboatão/PE

Após divulgar LUCROS de 5,9 BILHÕES de EUROS (€), no 1° Semestre de 2021, o grupo STELLANTIS informou ao SINDMETAL-PE que o ganho será de ZERO para os trabalhadores (as) na Campanha Salarial de 2021. Uma proposta absurda! uma vez que a empresa está tendo desconto do Governo Federal de IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados) de 13% a 25% por carro produzido.

Em reunião OnLine, com a diretoria do Sindicato, os representantes da empresa se negaram em adiantar o REAJUSTE da data-base da Stellantis (FCA Jaboatão Auto Peças) de 1° de setembro. Além disso, eles afirmaram que vão passar por um momento difícil devido a falta do chip (conectores) e não tem como avançar em PR, CESTAS BÁSICAS e nem o REAJUSTE SALARIAL.

A gestão da empresa formaliza que pode fazer o acordo igual ao do ano passado (quando os trabalhadores só tiveram perdas). Os patrões querem impor as regras do jogo. Mas, não é assim que se joga. Não somos bobos e vai ter LUTA.

“Esses caras estão de sacanagem, além de explorar a mão de obra dos trabalhadores (as), uma vez que pagam salários miseráveis, tem um dos piores plano de saúde, um dos piores café da manhã, uma fábrica de doentes (lesionados), um número absurdo de assédio moral e sexual principalmente por parte de algumas chefias.  E agora vem com essa ladainha (choradeira absurda), após a divulgação dos lucros exorbitantes em cima dos trabalhadores e trabalhadoras. Isso é conversa pra boi dormir”, disse o presidente do Sindmetal-PE, Henrique Gomes. Segundo ele, mais do que nunca é preciso força, mobilização e união junto ao sindicato, com objetivo de protestar e resistir contra esses ataques e retirada de direitos. “Temos que mostrar aos patrões que não será dessa forma como eles querem. Garantimos que vai ter muita luta e embate, para garantir os direitos e as conquistas da classe trabalhadora metalúrgica”, destacou Gomes.

É importante salientar que o presidente Henrique Gomes voltou às suas atividades, no dia 18 de novembro de 2020, após licença para concorrer a uma vaga de vereador na cidade de Jaboatão dos Guararapes.