Secretaria de Igualdade Racial do Sindmetal-PE promove debate sobre o dia da Consciência Negra

O Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Pernambuco (Sindmetal-PE), através da Secretaria de Igualdade Racial, coordenada pelo companheiro Waldeir Edvan, realizou um debate em 19/11 sobre o Dia da Consciência Negra comemorado no sábado passado (20/11).

A atividade sindical aconteceu na sede do Sindmetal-PE, na Boa vista, no Recife, e trouxe como convidados: a diretora de Políticas Sociais do SINPROJA, Tamires Carneiro; a pedagoga / coordenadora do MNU-PE/ ativista do movimento de mulheres e do movimento lgbtqia+, Marta Almeida; o deputado estadual do PT, Joao Paulo; além do secretário de Combate ao Racismo da CUT/PE, Gilson de Góz; e o líder do terreiro de xambá e do quilombo do portão de gelo, Adeildo Paraiso (pai Ivo de XAMBÁ.

Na ocasião, estiveram presentes o presidente do Sindicato, Henrique Gomes e os dirigentes sindicais que fazem parte do Coletivo de Igualdade Racial da entidade. O debate pontuou a importância de negros (as) que fizeram e fazem a história, bem como a luta, a resistência, a política racial e a cultura africana e suas raízes. Também foram discutidas estratégias para combater o racismo, o desemprego e a miséria que atinge principalmente a população negra, bem como criação de secretarias onde apoiem as mulheres negras vítimas de qualquer tipo de violência. Além disso, a relevância de celebrar o 20/11, dia de luta, resistência e consciência negra. em todo o País. Este fato é importante, não só para as pessoas que se definem como de raça e cultura afrodescendente, mas para toda a sociedade brasileira.

O presidente do Sindmetal-PE, Henrique Gomes, destacou como positiva e oportuna a iniciativa da Secretaria de Igualdade Racial, e que o sindicato estará de portas abertas para debates desse nível e sempre apoiará toda e qualquer forma por luta, justiça social e igualdade.