21 de abril dia do Metalúrgico

O dia 21 de abril não é marcado somente pelo Dia de Tiradentes – Herói da Inconfidência Mineira – mas também por ser o dia de uma categoria que sempre lutou em defesa do Brasil e dos trabalhadores. O histórico dos metalúrgicos é referência para todas as categorias, no Brasil e no mundo.
As atividades metalúrgicas passaram a existir há mais de seis mil anos quando o homem do Oriente Médio começou a martelar o cobre para fazer utensílios domésticos. No início da indústria, eram empregados os ferreiros, armeiros e pessoas que tivessem conhecimento das ligas metálicas e de como trabalhar o metal.

Os metalúrgicos fazem parte de uma das mais numerosas e organizadas categorias de trabalhadores do país. São homens e mulheres que desempenham um papel fundamental na história das lutas operárias e políticas do país. É dentro deste contexto, ainda, que temos a rica história do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Pernambuco, fundado em 21 de novembro de 1935, uma das primeiras entidades de classe do país e que agora completará 87 anos.
É papel de todos os metalúrgicos continuar nesta batalha por dias melhores para todos os trabalhadores (as). Construir um país melhor, com valorização do trabalho, mais democrático, com avanços nos direitos sociais e muito mais.

Hoje queremos parabenizar a todos os metalúrgicos (as) que contribuem para o crescimento e o futuro do país. Obrigado a vocês por serem grandes profissionais e tornarem o nosso trabalho possível.

Juntos somos mais fortes!