Sindmetal-PE realiza Assembleia Geral Extraordinária para eleição de Delegados (as) ao 11° Congresso da CNM/CUT

A direção do SINDMETAL-PE realizou, na noite de segunda-feira, 03 de abril, na sede do sindicato em Santo Amaro, na cidade de Recife, uma assembleia geral extraordinária (AGE) com o objetivo de eleger delegados para participarem do 11º Congresso da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNM) e Central Única dos Trabalhadores (CUT).

A abertura do evento contou com as apresentações da mesa, presidida pelo presidente do sindicato dos metalúrgicos, Henrique Gomes, o qual iniciou sua fala pontuando o papel do sindicato e a importância que os delegados eleitos teriam para representar os interesses da categoria neste espaço. “O papel dos dirigentes sindicais é dar segurança jurídica, fazer o enfrentamento do dia a dia, lutar pelo direito da homologação, tendo o sindicato como órgão fiscalizador”, ressaltou Gomes. A assembleia foi conduzida pelo então presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Henrique Gomes, e pelo secretário-geral da CUT-PE, Abinadabe Santos. Na mesa, estavam presentes também a secretária da mulher e representante da comunidade LGBTQIAP+, Jessica Alves, o secretário da CUT-PE Helcio Alfredo ambos dirigentes sindicais.

Segundo Abinadabe Santos, “o congresso exige que estejam presentes duas mulheres e este ano indicamos quatro delas, aumentando o quadro pela representatividade, pois aqui lutamos por igualdade e temos esta consciência”. De acordo com Abinadabe, foram abertas oito vagas para Pernambuco e, destas, quatro foram destinadas às mulheres.

A votação teve início às 18h00, no auditório do SINDMETAL-PE, e encerrou-se às 20h00, do dia 03 de abril, elegendo quatro mulheres e quatro homens como delegados, que representarão o SINDMETAL-PE no Congresso da Confederação Nacional Metalúrgica, o qual ocorrerá nos dias 9 (com a chegada dos participantes) e 10 e 11 de abril, em São Paulo-SP. Houve paridade de gênero nas vagas destinadas à representação.