Trabalhadores do Estaleiro Atlântico Sul (EAS) aprovam em 93% o acordo coletivo de trabalho

Na ultima segunda-feira, dia 16 de maio, uma importante votação ocorreu no pátio do Estaleiro Atlântico Sul, localizado no complexo de SUAPE, em Ipojuca, Pernambuco. A assembleia, organizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos em Negociações Coletivas de Pernambuco, teve como pauta a aprovação do acordo coletivo de trabalho no EAS. O resultado foi expressivo, com 93% dos trabalhadores votando a favor do acordo.

Uma das principais conquistas desse acordo é a regulamentação do período de emprego por tempo indeterminado, que garante aos trabalhadores uma série de direitos, como férias, 13º salário, 40% do FGTS, seguro-desemprego, plano de saúde, homologação no sindicato e os direitos estabelecidos na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). O presidente do SINDMETAL-PE, Henrique Gomes, ressaltou a importância dessa luta: “Contrato de trabalho por tempo determinado é uma coisa, e trabalho por tempo indeterminado é outra coisa. O SINDMETAL-PE fez a luta e uma das propostas deste acordo foi conseguir regulamentar o período do trabalhador em seu emprego por tempo indeterminado que lhes garante férias, 13º salário, 40% do FGTS, seguro-desemprego, plano de saúde, homologação no sindicato e direitos da CCT”.

Atualmente, o Estaleiro Atlântico Sul emprega cerca de 400 a 500 trabalhadores contratados por obra certa, ou seja, por tempo determinado. Isso significa que esses trabalhadores perdem seus direitos após o término de cada obra. No entanto, com a conquista do sindicato, 200 trabalhadores serão formalizados, garantindo a estabilidade e os direitos trabalhistas.

É importante ressaltar que o EAS vem trabalhando com reparo de navios e recentemente conquistou um novo contrato para construção para a indústria offshore. Essa nova demanda reforça a importância da formalização dos trabalhadores e da garantia de seus direitos. A assembleia promovida pelo SINDMETAL-PE marca um marco significativo na luta pelos direitos dos trabalhadores da região.

Com a aprovação do acordo coletivo de trabalho, espera-se que os trabalhadores do Estaleiro Atlântico Sul possam desfrutar de condições de trabalho mais justas e seguras, fortalecendo assim o setor metalúrgico e garantindo um futuro melhor para todos os envolvidos.