Secretaria de Igualdade Racial do Sindmetal-PE promove evento sobre o Dia da Consciência Negra

Na última sexta-feira (17/11), a Secretaria de Igualdade Racial do SindMetal-PE, sob a coordenação de Waldeir Edvan, promoveu um debate em antecipação ao Dia da Consciência Negra, celebrado na segunda-feira (20/11). O evento aconteceu na sede do Sindicato, localizada na Boa Vista, no Recife, e contou com a participação de vários convidados de peso, como: Christiane Santos, Secretária de Igualdade Racial da CNM/CUT; Tamires Carneiro, professora antirracista; Igor Prazeres, Secretário do PT Estadual; Lindinere Ferreira, Militante Social de Direitos Humanos, Gênero e Raça; Gilson de Góz, Secretário de Combate ao Racismo da CUT-PE; e Edson Axé, ativista do movimento negro.

Além do presidente do Sindicato, Henrique Gomes, e dos dirigentes sindicais do Coletivo de Igualdade Racial da entidade, o evento contou com a presença de líderes de outros sindicatos. O debate abordou a PERSISTÊNCIA DO RACISMO NA SOCIEDADE BRASILEIRA, tema crucial em um momento em que o racismo está em destaque em várias frentes.

O Brasil enfrenta desafios relacionados ao racismo, tornando a celebração do 20/11 fundamental. Este dia é marcado por luta, resistência e consciência negra em todo o país, sendo relevante não apenas para aqueles que se identificam como afrodescendentes, mas para toda a sociedade brasileira.

A importância de celebrar, refletir e promover ações contra todas as formas de racismo, discriminação, preconceito e intolerância foi destacada durante o debate. Vale ressaltar que essas ações devem ser pautas constantes nas entidades sindicais ao longo de todo o ano.

O debate foi positivo e enriquecedor, proporcionando a todos os presentes a oportunidade de discutir e expressar suas opiniões sobre o tema em foco. O presidente do SindMetal-PE, Henrique Gomes, ressaltou a importância da iniciativa da Secretaria de Igualdade Racial, reafirmando o compromisso do sindicato com debates desse nível e o apoio a todas as formas de luta por justiça social e igualdade.