Sindemetal-PE participa de Audiência Pública sobre o desmonte do Setor Naval

Na manhã de ontem, 28, parte da direção do Sindmetal-PE esteve participando da audiência Pública sobre o desmonte do Setor Naval aqui no estado, na sede da FIEPE-PE, onde várias lideranças políticas, representantes das empresas que fazem os estaleiros, Estaleiro Atlântico Sul- EAS e Vard Promar  discutiram necessidades, melhorias e o futuro  do setor.

Na ocasião foi debatido a importância de se buscar apoio político para o setor que antes tinha investimentos milionários e hoje encontra-se sucateado, para haver   a realização concreta dos novos contratos junto a marinha mercante   na construção de 4 corvetas que trarão um aquecimento do mercado, gerando empregos e consequentemente perspectiva de melhorias para o setor.

O   Presidente do EAS, Harro Burman, pautou a necessidade de financiamento junto aos bancos competentes para dar andamento as grandes encomendas, percebendo por parte do meio político e dos bancos, uma burocracia e morosidade para que esses  financiamentos aconteçam.

Em sua fala, o diretor do Sindmetal-PE, Abinadabe Santos destacou que existe uma grande necessidade de haver a manutenção do emprego e da sobrevivência do setor naval, após a rotina constante de várias demissões em massa. “Além da grande falta de investimento por parte do governo do estado atualmente, deixando os trabalhadores qualificados e proativos sem perspectiva de um futuro melhor, obrigando-os a voltarem ao corte de cana e atividades informais. Da mesma forma que aprendemos a trabalhar e construir sonhos, também aprendemos a votar em quem nos represente de fato”, ressaltou Abinadabe Santos.

Na ocasião estavam presentes o presidente do Sindmetal-PE, Henrique Gomes e diretores sindicais do setor Naval, Abinadabe Santos, Rodolfo Neidson, Samuel Soares e Josenilda Lins juntamente com os delegados sindicais dos estaleiros. Encontravam-se também o Presidente da Fiep, Ricardo Essinger, os deputados estaduais Tadeu Alencar e Aluíso Lessa, o senador Humberto Costa e Sec de Planejamento Econômico, Márcio Stefanni, além dos representantes dos Estaleiros Atlântico Sul e o do Vard Promar e o superintendente do Ministério do Trabalho, Geovani Freitas.