Secretaria de Igualdade Racial promove debate sobre o dia da Consciência Negra

A Secretaria de Igualdade Racial do SindMetal-PE, coordenada pelo companheiro Waldeir Edvan, promoveu um debate na última quinta-feira 17/11 sobre o Dia da Consciência Negra, comemorado no próximo domingo (20/11).

O evento aconteceu na sede do Sindicato, na Boa vista, no Recife, e trouxe como convidados: a diretora de Políticas Sociais do SINPROJA, Tamires Carneiro; Lindinere Ferreira, membra do Coletivo de Combate ao Racismo do PT-PE e da CONEN, (Coordenação do Fórum de Mulheres negras do PT) e educadora popular; e o secretário de Combate ao Racismo da CUT/PE, Gilson de Góz; também participou da mesa de debates a secretária da mulher do Sindmetal, Jessica Alves, além da participação de forma virtual o  presidente da CNM/CUT, Paulo Caires e da secretária de Igualdade Racial também da CNM/CUT, Christiane Aparecida.

Na ocasião, estiveram presentes o presidente do Sindicato, Henrique Gomes e os dirigentes sindicais que fazem parte do Coletivo de Igualdade Racial da entidade, além de convidados de outras entidades sindicais.

O debate teve como tema, a importância da data 20 de novembro, a história dos negros bem como a luta, o racismo e o desemprego que atinge principalmente a população negra. O Brasil passa por um momento conturbado em que o racismo está em pauta em diversas frentes, por isso a relevância de celebrar o 20/11, dia de luta, resistência e consciência negra em todo o País. Este fato é importante, não só para as pessoas que se definem como de raça e cultura afrodescendente, mas para toda a sociedade brasileira.

Portanto, celebrar, refletir e estabelecer ações contra toda forma de racismo, discriminação, preconceito e intolerância, fortalecendo reflexões e ações devem ser pautas presentes nas entidades sindicais e no dia a dia.

Foi um debate positivo e muito proveitoso, no qual todos presentes ficaram à vontade para discutir e opinarem sobre o tema em pauta. “É muito importante essa iniciativa da Secretaria de Igualdade Racial, o sindicato estará de portas abertas para debates desse nível e sempre apoiará toda e qualquer forma por luta, justiça social e igualdade”, destacou o presidente do SindMetal Henrique Gomes.

 

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

seis − 6 =

Seja bem vindo ao SINDMETAL-PE

WhatsApp