Faltando 4 meses para a Campanha Salarial a inflação está em 3,83%.

Faltando quatro meses para a data-base da Campanha Salarial 2023 dos metalúrgicos (as) de Pernambuco. Dia 1º de setembro – a perda da categoria com a inflação está acumulada em 3,83%.

Segundo o Dieese de Pernambuco, o índice de abril deste ano, divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no dia 12 de maio, o valor do INPC acumulado nos últimos 12 meses é de 3,83%.

Campanha Salarial 2023/2024

O Presidente do Sindmetal-PE, Henrique Gomes, formaliza que até o fechamento do índice oficial, que é feito considerando a data-base da categoria, dia 1º de setembro, ainda falta contabilizar os meses de maio, junho, julho e agosto, e que a tendência para esses meses é de queda na inflação.

Henrique destacou que é de suma importância o empenho dos dirigentes sindicais e a unidade da categoria, juntos nas mobilizações, para garantir um aumento digno para todos os trabalhadores (as) metalúrgicos.

Afinal, o que é Campanha Salarial e quando começa?

É um período previsto em lei, que começa geralmente nos meses de julho ou agosto, antecedendo a data base da categoria, onde o sindicato dos trabalhadores entrega a Pauta de Reivindicações, com as propostas da Campanha Salarial 2022/2023, aos representantes do Sindicato patronal (Simmepe). Para serem discutidos temas, como: reajuste salarial, benefícios e garantias sociais que fazem parte da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), da categoria metalúrgica. E até a data base acontecem as negociações com o sindicato patronal, na busca por melhores soluções e resultados positivos para a categoria.

O que é data-base?

É uma data anual de referência, que toda categoria tem, onde após ocorrerem as negociações da campanha salarial a respeito da Pauta de Reivindicações, obter como resultado os aumentos salariais da categoria e os benefícios e garantias das cláusulas sociais e econômicas. No caso dos metalúrgicos de Pernambuco a data base é 1º de setembro.

Muitos trabalhadores conhecem esse período como dissidio. O que é dissidio?

É o termo utilizado quando trabalhadores e patrões não chegam a um acordo de reajuste salarial e uma das partes aciona a Justiça do Trabalho para julgar a questão. Se não chegarem a um acordo nas audiências de conciliação, a sentença proferida pelo desembargador terá vigência no lugar de um acordo. Isto geralmente não é bom, já que o Poder Judiciário pode não considerar as diversas questões que estão no dia a dia da relação entre os patrões e os trabalhadores/as, ainda mais com o fim da ultratividade.

É importante destacar que na história do Sindmetal-PE, principalmente na gestão do presidente Henrique Gomes, nunca a entidade precisou chegar ao julgamento por parte do Juiz ou Desembargador. O que sempre fortaleceu na mesa de negociação, foi a luta através das mobilizações dos trabalhadores (as) das Bases.

Só a luta constrói!