Trabalhadores (as) da empresa YAZAKI aprovam com 99,2% o primeiro Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

Cerca de 974 trabalhadores (as) votaram SIM e 08 votaram NÃO, totalizando 982 votantes.

A empresa YAZAKI, inaugurou a nova fábrica em outubro de 2021, no município de Bonito, Agreste Central do estado, inclusive com a presença do SINDMETAL-PE. Construída em uma área de 100 mil m², a desenvolvedora e fabricante de chicotes automotivos recebeu investimentos de R$ 60 milhões. Esta foi a sexta unidade da multinacional japonesa no País e a décima no Mercosul. Vale destacar que a empresa, aos poucos vem contratando para atingir sua capacidade de dois mil trabalhadores (as) diretos, com prioridade às mulheres que, hoje, já chegam a 65% do seu quadro funcional.

Na quinta-feira (16/06), foi realizada uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE), com os trabalhadores e trabalhadoras da YAZAKI. Eles discutiram e aprovaram a proposta do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) apresentada pelo Sindicato.

Eis a proposta: além do reajuste salarial de 10,96%, com retroativo a maio deste ano; cesta básica em torno de 18 quilos de alimentos perecíveis; café da manhã regional e o desconto do transporte passou de 6% para 2,5%, dentre outros direitos conquistados. Sem dúvida alguma, grande avanço para os trabalhadores (as).

Na AGE, estiveram presentes: o presidente do Sidmetal-PE, Henrique Gomes, o secretário-geral, Abinadabe Santos e diretor de base, Samuel Francisco.

Manifestamos nossos agradecimentos aos trabalhadores (as) da empresa, pela belíssima e calorosa recepção demonstrada aos companheiros do Sindmetal-PE.

Destacamos mais uma vez que a LUTA SÓ ESTÁ COMEÇANDO, e que em DEZEMBRO PRÓXIMO haverá a próxima CAMPANHA SALARIAL dos trabalhadores (as) da YAZAKI.

Vamos à luta, pois só a luta constrói